o que é bitcoin - usapangbitcoin.org
Criptomoedas

O que é Bitcoin para que serve e por que “Vale dinheiro”?

O que é Bitcoin para que serve e por que “Vale dinheiro”?

Um questionamento muito comum de quem é apresentado ao Bitcoin é: Mas como um negócio desses vale tanto dinheiro?
A resposta é muito simples: Não apenas o bitcoin (criptomoedas em geral) mas qualquer ativo financeiro vale dinheiro porque as pessoas acreditam que vale.
A pergunta seguinte é: Então se as pessoas pararem de acreditar, o bitcoin não vale mais nada? E a resposta é: sim, mas calma, eu explico.
Não apenas o bitcoin mas qualquer “ativo financeiro” como por exemplo o ouro, depende a crença dos indivíduos no seu valor. Se do dia para noite for descoberta uma gigantesca jazida em algum lugar do planeta e se houver abundancia de ouro no mundo, ou seja, se o ouro deixar de ser um minério escasso, a tendência é que o preço caia monstruosamente, pois as pessoas não valorizam “coisas que todo mundo tem” ou que pode ser conseguido facilmente.
Se eu te oferecer uma oferta de emprego hoje e falar que vou paga-lo em barras de ouro, você provavelmente vai ficar feliz, porém se amanhã você descobrir que pode cavar no descampado perto da sua casa e com pouco esforço achar centenas de pedras de ouro, esse oferta passa a não ser mais atrativa, pois existe tanto ouro por ai que ninguém quer pagar mais nada por ele.
Com o bitcoin acontece a mesma coisa, existe um número muito limitado de bitcoins no mundo e quem já possui, saiu na frente.
Quando o bitcoin surgiu as pessoas tinham muita desconfiança da moeda, era comum perguntas como: será que é seguro? O que posso comprar com bitcoin?
Com o passar do tempo as pessoas puderam constatar a confiabilidade e segurança da moeda e cada vez mais pessoas tem interesse em comprar e os comerciantes sentiram que é seguro aceitar bitcoins em troca dos seus produtos.
Atualmente o bitcoin vem sendo muito utilizado com reserva de valor: Moedas estatais como dólar, real ou euro sofrem forte interferência dos governos dos seus respectivos países. Um governante pode, por exemplo, mexer na taxa de juros, imprimir mais dinheiro etc. Lembra do exemplo do ouro? Se um país imprime muito dinheiro o “preço” da moeda tende a cair, ou seja, quem possui aquela moeda acaba ficando “refém” dos desmandos do governo.
O bitcoin é uma moeda descentralizada, ou seja: ninguém manda no bitcoin! O processo de emissão é feito por um programa de computador, jamais haverá mais bitcoins que o “necessário”.
Quando um governo “mexe muito na economia” e a moeda estatal se torna instável os investidores tendem a vender a moeda local e comprar “ativos mais estáveis”, como ouro por exemplo, estudos comprovam que varias instituições financeiras tem migrado para o bitcoin, afim de não ficar expostos aos desmandos dos governos.
E você já tem os seus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *